Greenfest 2015

A Oficina das Energias teve presente no dia 9 de Outubro no GreenFest 2015, contando o apoio do Depratamento de Comunicação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Na demonstração tivemos projetos como:

  • Sistema de Iluminação Natural/LED para países em Desenvolvimento
  • Sistema solar de carga de telemóvel
  • Seguidor Solar baseado em Arduino
  • Sistema de Monitorização do Consumo e Qualidade de Energia Elétrica
  • Seguidor Solar de Secretária
  • Carro de corrida solar vencedor do Portugal Solar Challenge

A nossa presença foi curta mas produtiva: tivemos a oportunidade realizar uma apresentação sobre o desenvolvimento e missão do Oficina das Energias e de interagir com escolas, empresários e curiosos das nossas atividades. Permitindo, como já é habitual, mostrar um pouco do que se faz no nosso curso.


12141648_895141107246439_3783142518639286079_n

Um dos aspetos mais interessante de estar na bancada da Oficina é sentir que o visitante está prestes a ter uma surpresa agradável! As energias renováveis são um tópico bastante falado, mas um do qual poucas pessoas ainda entendem. É habitual ver alunos e curiosos a pararem subitamente após um vislumbre de um dos nossos painéis fotovoltaicos, sendo que a curiosidade normalmente supera a vergonha e somos abordados para eles poderem saber mais sobre o que é feito por nós. É nessa altura que nós aproveitamos para explicar a missão da Oficina, os nossos projetos, a ponte que tentamos criar entre as energias renováveis e as tecnologias de informação, comunicação, automação, bem como o facto de este grupo ser aberto para qualquer pessoa dentro ou fora do nosso curso. Ou seja, queremos partilhar o divertimento e agradecemos toda e qualquer ajuda a espalhar a mensagem desde futuros engenheiros/cientistas (alunos ou não do nosso curso), a atuais engenheiros/cientista (no papel ou coração) que fiquem interessados!

 

 

12088330_895141110579772_3924620919135922969_n

Estas iniciativas de divulgação dentro e fora da FCUL trazem vontade para que cada vez mais projetos sejam concretizados, o que se vê pela dificuldade de conseguir colocar todos os nossos projetos numa só bancada, contudo alguns já são tão grandes que nem numa bancada cabem, como por exemplo o nosso carro de corrida solar. Como seria de esperar este projeto chamou muita atenção!
Queremos incentivar mais e mais projetos como este! E isso é possível como o crescimento das nossas atividades e parceiros, pois projetos grandes requerem mais recursos, sendo o mais precioso de todos: o tempo e força de vontade. Mas quanto mais nós “gastamos“ num projeto, maior é o “ganho” obtido, na forma de gratificação e conhecimentos.

 

12096249_895141120579771_1020705356261622463_n
Não foi a primeira e certamente não será a ultima vez que a nossa bancada foi abordada por empresários ou pessoas ligadas a empresas, que demonstraram interesse em investir nas energias renováveis, tecnologias de climatização de edifícios e em técnicas de eficiência energética. O seu interesse é por vezes relativamente cauteloso e aberto a sugestões, uma vez que podem não possuir conhecimentos necessários para fazerem uma boa avaliação do que seria possível ser feito nem que como esse investimento eventualmente compensaria, proporcionando uma oportunidade para conversar sobre o que aprendemos enquanto alunos e criar boas sinergias com empresas, que pelo seu lado contribuem para a conversa com a sua experiencia prática, que temos todo o interesse em absorver. Fica por isso o nosso convite a todo e qualquer curioso: sintam-se livres para nos abordarem com as vossas ideias e pensamentos, quem sabe se não podemos ajudar a aprender qualquer coisa no caminho!
Assim foi a nossa experiência no GreenFest 2015. Aprendemos bastante e, se tudo correr bem, talvez para o ano possamos repeti-la ainda com mais presença!