Constituição de Núcleo de Estudantes de EEA

Ao longo do último ano 2015/16 o Oficina das Energias, juntamente com a Comissão de Alunos do Mestrado Integrado em Engenharia da Energia e do Ambiente (CAMIEEA), tem vindo a trabalhar na formação de um núcleo que visa a melhorar, não só a comunicação e a entreajuda entre alunos dos vários anos, como também a  divulgação, imagem e dinamização do curso dentro e fora da faculdade.

O modelo a experimentar no ano letivo 2016/2017 tem as seguintes características:

• O Oficina das Energias – Núcleo de Estudantes de EEA, ou só Oficinas, toma este nome na expectativa de diferenciar-se das abreviações usuais de núcleos, com um nome que se espera mais memorizável e propício ao reconhecimento externo; dando também uso aos meios de divulgação, iniciativas e recursos já existentes.
  • A Comissão de Alunos, constituído pelos representantes de cada ano, trabalha juntamente com o Oficinas enquanto um departamento focado na representação pedagógica do curso.
  • No início do ano letivo terá lugar uma Assembleia Geral aberta para aprovação dos estatutos e divisão de funções, com data a divulgar. Qualquer aluno de EEA é bem-vindo a juntar-se e trazer as suas sugestões.
  • Outro elemento diferenciador dá-se pelo modelo horizontal em que, em vez de eleições, caracteriza-se pela abertura a todos os interessados em colaborar ativamente, após aprovação em Assembleia Geral.
  • Como já era prática no Oficinas, haverão membros que através de uma contribuição terão acesso privilegiado a workshops e outras vantagens que queremos trazer através de parcerias.
  • Os estatutos provisórios podem ser consultados aqui. Uma vez que se trata de um documento um tanto extenso, segue um resumo da estrutura e organização.

estrutura

Representados

Todos os alunos do curso de MIEEA.

• São informados das atividades do Oficinas.
  • Podem votar/participar em Assembleia Geral e em outras solicitações feitas pela organização.

Membros Regulares

Todos os indivíduos que queiram fazer parte do Oficinas, provenientes ou não do curso de EEA ou da FCUL.

• Podem participar e colaborar ativamente com a Organização do Oficinas.
  • Usufruem de acordos e benefícios previstos em cada semestre:
  • [1º Semestre 2016/17] Participação gratuita em todos os workshops dinamizados pelo Oficinas durante um ano.
  • Contribuem monetariamente para o Oficinas com montante definido em Assembleia Geral:
  • [1º Semestre 2016/17] 8€ na primeira inscrição, 4€ na segunda e 2€ nas seguintes.

Membros da Organização

São membros que, pelo seu trabalho, empenho e dedicação no Oficinas mereçam tal reconhecimento e pretendam colaborar ativamente com o Oficinas.

• Participam em estrutura horizontal na Organização, com poder de decisão igualitário e em trabalho de equipa com os restantes membros da Organização.
  • Assumem responsabilidades num dos departamentos do Oficinas.
  • Devem ser aprovados em Assembleia Geral por mais de metade dos presentes. Salvo raras exceções, a Organização é exclusiva para membros alunos do curso de MIEEA.

Organização

O Oficinas é constituído por até 25 membros que pertencem à Organização, divididos por cinco departamentos:

dep tesouraria

Tesouraria

Responsável pela gestão da contabilidade do Oficina das Energias. É da sua responsabilidade a realização dos orçamentos, o controlo das contas e o aconselhamento financeiro dos projetos.

dep divulgacao

Divulgação e Imagem

Responsável pela gestão do website e redes sociais, pela criação e gestão dos conteúdos multimédia e organização das bancadas de divulgação nos eventos do Oficina das Energias.

dep hacking

Hacking

Responsável pela organização dos workshops, palestras e outros eventos para partilha de conhecimentos ‘maker’, além da promoção de uma comunidade de membros interessados nas temáticas que o Oficina das Energias aborda.

dep logistica

Logística

Responsáveis pela gestão do email, da comunicação externa/interna do grupo, e pelos projetos e eventos fora dos departamentos do Hacking e da Divulgação e Imagem.

dep comissao

Comissão de Alunos

Este departamento é o único definido por toda a comunidade do curso, sendo os seus constituintes os representantes de cada ano curricular e eleitos no primeiro ano pelos alunos do ano de matrícula correspondente.
Estes são responsáveis pelo suporte e ajuda a todos os alunos do curso – membros ou não-membros do Oficina – representando-os no meio académico e servindo funções pedagógicas.